O Banco do Brasil informou que ainda não há previsão para a reabertura da agência destruída durante assalto, na madrugada de domingo (8), em São Geraldo do Araguaia. Onde durante a do grupo de assaltantes, uma adolescente de 14 anos foi baleada e morta. Ninguém foi preso até o momento pelo crime.
A agência destruída, e a ausência do serviço causa prejuízos à população. O aposentado Belmiro Gama procurou a agência, mas ficou sem atendimento. "Tinha negócios para resolver aqui, agora vi desse jeito aí. Vou lá em Xambioá, agora", lamenta o aposentado, que agora precisa se deslocar para a cidade mais próxima, localizada no estado do Tocantins.
Para Gilmar Santos, do Sindicato dos Bancários, a segurança pública deve atuar na prevenção da modalidade. "Se não houver um investimento na inteligência da segurança pública, para que faça um trabalho de prevenção, a tendência desses casos é aumentar", opina Santos.
Os assaltantes usaram dinamite para explodir dois, dos seis caixas eletrônicos da agência, além de um dos cofres do local. A explosão estilhaçou as vidraças e derrubou pedaços de paredes e do forro da agência. Este foi o terceiro assalto registrado no ano de 2015 à agências bancárias do interior do Pará. Em 2014 foram registrados 22 ocorrências do tipo.
Segundo o delegado André Costa, o combate é realizado pelos órgãos de segurança pública. "O Pará é um dos estados que mais tem combatido esta modalidade, 'novo cangaço',principalmente o noturno com o uso de explosivos. Nós tivemos um índice muito baixo de eventos ocorridos nos últimos quatro anos e vamos intensificar os combates, monitorando líderes de quadrilhas e com o deslocamento de tropas do Grupo Tático da Polícia Militar para algumas cidades que geralmente são alvos dessas quadrilhas", diz o delegado.

"Vamos continuar saturando essa área toda aqui, no sentido de buscar alguma informação concreta para que possa chegar à captura desse bando", afirma o Tenente Coronel Hélio Barba, comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar.
O assalto: Segundo informações da Polícia Militar, cerca de 10 pessoas participaram do assalto. O bando fortemente armado chegou à agência por volta das 2 horas da madrugada e a ação durou cerca de 30 minutos. Há pouco mais de um ano, a agência em São Geraldo foi reformada e ampliada depois de outro assalto em que ela também foi destruída.
A adolescente Ellen Chauane, de 14 anos, foi atingida quando passava de carro pela frente do banco. “Segundo informações colhidas por populares, ela estava em um carro junto com o namorado e, no momento que eles passaram em frente à agência, os assaltantes mandaram que eles parassem, eles não obedeceram e um deles efetuou um disparo que infelizmente atingiu o rosto da adolescente”, explicou o Tenente Coronel Hélio. (Com informações do G1/PA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário