A eleição do presidente da Assembleia Legislativa e dos novos integrantes da Mesa Diretora será a primeira tarefa dos deputados estaduais eleitos em 3 de outubro e que tomarão posse na sessão preparatória que será realizada hoje. Como o atual presidente Domingos Juvenil não se reelegeu e o primeiro vice-presidente, João Salame, não assumirá o cargo, a sessão será presidida por Martinho Carmona, que tem o maior número de mandatos contínuos. Ele chamará um representante da base aliada e um da oposição para compor a Mesa provisória e, em seguida, fará o registro da chapa que disputará o comando da Casa pelos próximos dois anos.
Os deputados farão o juramento em que prometerão defender as Constituições do Brasil e do Pará. Após essa rápida cerimônia, haverá intervalo de dez minutos para registro da chapa.
A eleição é dividida em duas partes. Primeiro os deputados escolhem o presidente e, em seguida, os demais integrantes da Mesa Diretora (dois vice-presidentes e quatro secretários).
Amanhã, será realizada sessão solene de instalação da legislatura. O primeiro compromisso é com o governador Simão Jatene, que irá à AL levar a mensagem do Executivo aos parlamentares.
SUPLENTES
Três deputados assumirão os cargos, mas se licenciarão em seguida para ocupar cargos no Executivo. Do PMDB, o deputado Francisco Melo, o Chicão, deixará para assumir a Secretaria de Transportes. Assumirá o suplente Ozório Juvenil. No PR saíra Luzineide Farias, que irá para a Secretaria de Trabalho. Em seu lugar ficará Celso Sabino.
Do PSDB saíra Sidney Rosa, que irá para a Secretaria de Projetos Estratégicos e assumirá o primeiro suplente da coligação PSDB/DEM, Haroldo Martins. O deputado do PTB, Tião Miranda, desistiu da Secretaria de Obras e o cargo foi oferecido a Joaquim Passarinho, da mesma legenda. Passarinho se reuniu ontem com o chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho, aceitou ao convite e deve assumir nos próximos dias. Segundo colocado nas últimas eleições para a Prefeitura de Marabá, o deputado reeleito João Salame (PPS) não assumirá hoje. Ele terá 60 dias para decidir se renuncia à cadeira na AL para assumir o município. O primeiro colocado, Maurino Magalhães (PR), teve o mandato cassado.
OS DEPUTADOS ELEITOS:
1- Edmilson Rodrigues – PSOL;
2 – Márcio Miranda – DEM;
3 – Manoel Pioneiro – PSDB;
4 – Simone Morgado – PMDB;
5 – Chico da Pesca – PT;
6 – Sidney Rosa – PSDB;
7 – Carlos Bordalo – PT;
8 – Alexandre Von – PSDB;
9 – Cilene Couto – PSDB;
10 – Martinho Carmona – PMDB;
11 – Junior Ferrari – PTB;
12 – Junior Hage – PR;
13 – Tião Miranda – PTB;
14 – Megale – PSDB;
15 – Francisco Melo (Chicão) – PMDB;
16 – Valdir Ganzer – PT;
17 – Ana Cunha – PSDB;
18 – Bernadete ten Caten – PT;
19 – Airton Faleiro – PT;
20 – Eduardo Costa – PTB;
21 – Luzineide Farias – PR;
22 – Prof Edilson Moura – PT;
23 – Nilma Lima – PMDB;
24 – Parsifal Pontes – PMDB;
25 – Fernando Coimbra – PDT;
26 – Antonio Rocha – PMDB;
27 – Josefina Carmo – PMDB;
28 – Eliel Faustino – PR;
29 – Macarrão – PMDB;
30 – Pio X – PDT;
31 – Cassio Andrade – PSB;
32 – Belo – PSB;
33 – Gabriel Guerreiro – PV;
34 – Alessandro Novelino – PMN;
35 – Raimundo Santos – PR;
36 – Zé Maria – PT;
37 – Milton Zimmer – PT;
38 – Professor Alfredo Costa – PT;
39 – João Salame – PPS;
40 – Pastor Divino – PRB;
41 – Hilton Aguiar – PSC.
FONTE: DIÁRIO DO PARÁ
Nenhum comentário:
Postar um comentário