About

terça-feira, 12 de julho de 2011

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: AGRICULTURA FAMILIAR

A economia do município de São Geraldo do Araguaia está passando por transformação. Está surgindo uma expressiva e significante produção de grãos, realizada pela agricultura familiar que vem fortalecendo e diversificando a economia local. Antes a produção rural baseava-se na pecuária de corte e leite.

Produtores rurais locais têm tido motivos de sobra para comemorar esta nova fase produtiva. O agricultor familiar Silvio Maranhense, por exemplo, aos 48 anos, pode voltar a produzir grãos na sua propriedade, graças ao trabalho desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) no município. Ele conta que desde a primeira colheita pode perceber a melhora da vida familiar ao ver sua renda aumentar. “Era um sonho voltar a produzir grãos”, afirmou.

Neste ano de 2011, a produção chegou a 300 sacas de milho e 119 sacas de arroz. O trabalho desenvolvido possibilitou também ao agricultor fazer a silagem. “Este estoque servirá para a alimentação alternativa do meu rebanho durante o período de seca na minha propriedade. Aqui há fartura para todos e eu estou muito feliz”.

Cumprindo seu papel fundamental a Emater, através do seu escritório local no município - está fazendo esse cenário agrícola mudar. Segundo o coordenador da Emater em São Geraldo do Araguaia, Edilson Carvalho, a empresa procura incentivar os pequenos agricultores a produzirem grãos de qualidade desde 2007, através do Projeto Terra Viva. Mas esclarece que “esta é uma atividade viável apenas com o uso de tecnologias, como: análise, correção e adubação do solo e também o uso de sementes de qualidade”.

Além da assistência técnica da Emater, outro parceiro muito importante neste progresso foi o agente financeiro Banco do Brasil. Tratores foram financiados para os pequenos agricultores familiares, facilitando o trabalho no campo e permitindo aos trabalhadores realizarem os seus sonhos através da produção com ajuda tecnológica. “É com este trator que eu e minha família trabalhamos na terra e retiramos dela nosso sustento, sem gastos com mão-de-obra”, afirmou Silvio.

FONTE: ASCOM EMATER/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!