About

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

MARABÁ: ÍNDIOS QUEREM EXPLICAÇÕES DA PF SOBRE PRISÃO DE ELTON SURUÍ

Clima tenso na sede da FUNAI de Marabá, nesta terça-feira (11). Representantes da etnia Suruí tiveram uma reunião com representantes da Fundação do Índio e também com a Defensoria Pública.

Os indígenas querem que a FUNAI cobre da Polícia Federal explicações sobre o procedimento durante a prisão do cacique Elton Suruí, quando agentes constrangeram o indígena diante da Imprensa e da comunidade.

Por isso, os indígenas querem não apenas a soltura de Elton Suruí, mas também explicações da Polícia Federal, como relatou o coordenador da Defensoria Pública na região, José Erickson Ferreira Rodrigues.

Por sua vez, o indígena Clelton de Oliveira Suruí, irmão de Elton Suruí, diz que a aldeia está desolada desde a prisão do cacique. As crianças não vão à escola, as roças estão abandonadas, pois eles perderam seu líder.

Sem contar no desgaste que é ter de se deslocar 110 km todos os dias até marabá em busca de notícias sobre o cacique, que está preso em Santa Izabel, a quase 500 km de distância.

Elton Suruí foi preso há duas semanas, acusado de extorsão, depredação de patrimônio público e cárcere privado, durante protestos feitos em abril deste ano, na unidade de saúde indígena em Marabá.

Segundo os índios, as reivindicações de melhorias para a saúde das tribos nunca foram atendidas. A única resposta da justiça foi a prisão de Suruí. (Fonte: Marabá Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!