About

sexta-feira, 29 de abril de 2011

PAÍS FLEX

A fim de tentar conter a alta do preço da gasolina, o governo decidiu alterar o percentual de álcool anidro que é adicionado ao combustível. Medida provisória estabelece o piso mínimo de 18% e o máximo de 25%. A nova regra altera o intervalo de 20% e 25% que vigorou até agora. Com a mudança, o governo fica autorizado a reduzir a quantidade de álcool anidro adicionado à gasolina. A Folha apurou que o governo deve editar hoje ou nos próximos dias decreto interministerial que reduz a mistura, hoje em 25%, para 18%. A mudança está prevista na MP 532, por Dilma Rousseff.

Com o aumento do preço do álcool combustível (hidratado), o consumidor que tem carro flex migrou para a gasolina. A maior demanda pelo derivado de petróleo exigiu volume maior de anidro, cujo preço disparou. O governo prevê que o menor percentual de anidro reduza seu preço e, por consequência, o da gasolina. O Planalto considera que a medida é uma forma de mostrar controle no impacto dos preços do etanol na inflação. Segundo a mesma MP, o etanol será tratado como combustível, e não mais como produto agrícola. Assim, o produto passa a ser regulado pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). A medida visa garantir o abastecimento do produto na entressafra.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

JUROS X INFLAÇÃO

O Banco Central avisou que os juros vão explodir. Vão subir. E que esta será a medida maior para conter a escalada da inflação. Sem rodeios. Já temos os juros mais altos do mundo e vamos continuar tendo, enquanto Dilma posa de Rainha da Quinta Economia do Planeta e incha o governo de companheiros. Segundo a Folha de São Paulo, a instituição divulgou ontem a ata em que explica a decisão tomada na semana passada pelo Copom (Comitê de Política Monetária), que na quarta-feira subiu a taxa básica de juros da economia de 11,75% para 12% ao ano. O documento sugere que o BC dará mais força à taxa de juros como instrumento de combate à inflação, deixando em segundo plano medidas de restrição da oferta de crédito como as adotadas desde o fim do ano passado.

Na terça-feira, Dilma disse que o governo está "diuturnamente atento às pressões inflacionárias". Há duas semanas, o presidente do BC, Alexandre Tombini, declarou que o país está "no meio" de um ciclo de aperto monetário, antecipando o tom reforçado ontem pelo Copom. No Planalto, o entendimento é que novas altas nos juros serão anunciadas até que as projeções para a inflação de 2012 se aproximem de 4,5%. Analistas de mercado apostam que o BC promoverá duas altas consecutivas de 0,25 ponto percentual na taxa Selic nos próximos meses.

FONTE: BLOG COTURNO NOTURNO

CASAMENTO REAL

quinta-feira, 28 de abril de 2011

STF DEFINE QUE VAGA DE SUPLENTE É DA COLIGAÇÃO

Os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram nesta quarta-feira (27), por 10 votos a 1 que, no caso da saída de um deputado ou vereador titular, a vaga de suplente deve ficar para as coligações das legendas e não para o partido do candidato.
A maioria dos votos dos integrantes da Suprema Corte seguiu o entendimento da relatora do caso, a ministra Cármen Lúcia. “A coligação é uma escolha autônoma do partido. A figura jurídica da coligação assume status de ‘superpartido’ e de uma ‘superlegenda’ que se sobrepõe durante o processo eleitoral aos partidos que a integram”, justificou a magistrada.
Também votaram a favor da coligação os ministros Luiz Fux, Dias Toffoli, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Gilmar Mendes, Ellen Gracie, Celso de Mello e Cezar Peluso.
A única voz divergente foi do ministro Marco Aurélio Mello. “Não concebo legislatura a partir de revezamento nas bancadas, que são reveladas pelos partidos políticos e blocos partidários. O revezamento ocorre quando se potencializa esse ente abstrato que é a coligação, formada com objetivos até mesmo escusos, como é o caso de tempo de propaganda eleitoral”, alegou.
A relatora surpreendeu ao mudar de posição sobre o caso. Em fevereiro passado, ela garantia lugar para os suplentes Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ) em substituição aos titulares que assumiram cargos no Executivo. Eles eram os suplementes mais votados do partido e não da coligação, mas não chegaram a assumir pois a Câmara estava esperando uma decisão colegiada do STF sobre o tema.

ENTENDA O QUE É QUOCIENTE ELEITORAL

Quociente eleitoral é o resultado da soma dos votos válidos (soma de todos os votos menos os nulos e brancos) dividido pelo número de vagas no Parlamento. Com ele, é possível definir os partidos ou coligações que têm direito a ocupar vagas  - e quantas - na Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas ou Câmaras Municipais.
Cármen Lúcia salientou que o quociente eleitoral alcançado pela coligação não permite a individualização dos votos aos partidos que a compõe. “Não seria acertado afirmar que os votos dependem de partido A ou B coligado. As cadeiras vinculam-se à coligação, que são distribuídas em virtude do maior numero de votos.”
A decisão da Suprema Corte coincide com a defesa da maioria dos deputados federais, em especial do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-SP). “Estamos com a expectativa que o STF decida que o suplente da coligação possa assumir. Mas, vamos cumprir o que for determinado”, disse mais cedo.
Em sua fala hoje, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, considerou que pela “lógica” do processo sistema, o critério de dar a suplência para o mais votado da coligação seria uma consequência.
A polêmica em relação ao assunto começou após julgamento do STF sobre a fidelidade partidária. Em 2007, a Corte entendeu que o deputado que troca de partido no meio da legislatura  - salvo algumas exceções - perde o direito à vaga, que é do partido. A Suprema Corte chegou a se posicionar sobre o tema no fim do ano passado, com a maioria dos ministros votando na tese de que a suplência deve ser ocupada por um político do partido.
A decisão de hoje não altera em nada a vida dos 48 suplentes em exercício na Câmara dos Deputados, já que, há mais de 20 anos, a Câmara privilegia a coligação partidária. Os dois suplentes Humberto Souto (PPS-MG) e Carlos Victor (PSB-RJ), que haviam conseguido liminar em favor deles, não conseguirão tomar posse e as vagas continuam respectivamente nas mãos de João Bittar (DEM-MG) e Dr. Carlos Alberto (PMN-RJ).
FONTE: UOL NOTÍCIAS

quarta-feira, 27 de abril de 2011

INFLAÇÃO SE COMBATE COM MEIRELLES!

Cristovam Buarque (PDT-DF) parece crer que a equipe econômica de Dilma Rousseff é feita do pior tipo de cego, o que pensa que está vendo.

Discursando da tribuna, o senador pediu a volta de Henrique Meirelles ao primeiro escalão econômico.

Sob Dilma, como se sabe, o ex-presidente do BC virou Autoridade Olímpica. Para Cristovam, houve equívoco na escalação:

“Não dá pra entender o desperdício de colocar um homem como o Meirelles para dirigir Olimpíadas em vez de tê-lo aqui em Brasília ajudando a enfrentar o problema da inflação...”

“...Não interessa em que cargo, não interessa se é como assessor da presidenta, mas é impossível não termos uma figura como Meirelles nesse momento ajudando a enfrentar o problema da inflação”.

Por quê? “Inflação se combate com controle de gastos públicos, inflação se combate com taxa de juros, mas inflação se combate também com credibilidade daqueles que tiverem comandando o processo”.

Dito de um modo menos delicado: para Cristovam, o ministro Guido Mantega (Fazenda) e o presidente do BC, Alexandre Tombini, não transmitem a necessária “credibilidade”. Um oposicionista não soaria tão cruel.

FONTE: BLOG DO JOSIAS

VALE PRODUZIRÁ BIODIESEL NO PARÁ

A Biopalma, empresa subsidiária da Vale, produzirá biodiesel no Pará, a partir de 2013, como alternativa energética para seus empreendimentos industriais.  O projeto foi apresentado na manhã desta terça-feira (26) ao governador Simão Jatene pelo diretor da Biopalma, Ivo Fouto, que esteve acompanhado pelo gerente de Relações Institucionais da Vale no Pará, José Fernando Gomes Júnior.

Criada há dois anos, a Biopalma já fazia parte de um consórcio com a empresa regional Agropalma, para produzir dendê destinado à extração de óleo vegetal.  Desde janeiro deste ano, a Biopalma entrou no empreendimento como sócia efetiva e pretende acelerar a implantação do projeto.

"Nós vamos envolver a comunidade de agricultores familiares e fechar contratos de longo prazo, que vão promover a transferência de tecnologia e a geração de renda para as comunidades desses agricultores", explicou Ivo Fouto.

Segundo o diretor da empresa, o objetivo é que em 2013 ou 2014 a empresa esteja produzindo de 400 a 500 mil toneladas de óleo de dendê.  "A maior parte desse óleo vai virar biodiesel para alimentar fornos e outros empreendimentos da Vale no Estado", informou o diretor.

O projeto será desenvolvido na região indicada pelo zoneamento ecológico econômico como propícia à produção de palma, palmeira que tem como fruto o dendê.  A região abrange, entre outros municípios, Moju, Tailândia, Acará e Concórdia do Pará.

Porto - A comitiva da Vale também foi acompanhada pelo coordenador de Planejamento Portuário da empresa, Edmundo Ferraz, e o engenheiro portuário Rogério Basílio.  Edmundo Ferraz explicou ao governador a situação da empresa em relação ao Porto do Espadarte, planejado há alguns anos para o município de Curuçá, na região nordeste.

Ferraz informou que a Vale adquiriu as terras na região e está em fase de avaliação fundiária e ambiental, para definir se há problemas com as áreas da Reserva Extrativista Marinha Mãe Grande, que fica no mesmo município.

"Se os levantamentos ambientais e fundiários não indicarem nenhum problema, em julho ou agosto começam os estudos de viabilidade econômica do porto.  Caso seja viável, vamos adiante.  Caso não seja possível, não haverá projeto", afirmou Ferraz.

FONTE: SECOM

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PÁSCOA

Do hebreu Peseach, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. É a maior festa do cristianismo e, naturalmente, de todos os cristãos, pois nela se comemora a Passagem de Cristo - "deste mundo para o Pai", da "morte para a vida", das "trevas para a luz".

Considerada, essencialmente, a Festa da Libertação, a Páscoa é uma das festas móveis do nosso calendário, vinda logo após a Quaresma e culminando na Vigília Pascal.

Entre os seus símbolos encontram-se:

O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Cruz da Ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

O Círio
É a grande vela que se acende na Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ômega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

quarta-feira, 20 de abril de 2011

BANDIDOS EXPLODEM BB DE BOM JESUS DO TOCANTINS

Foto: Evangelista Rocha
Parte da população de Bom Jesus do Tocantins, a 72 Km de Marabá, pela BR-222, foi literalmente acordada pelo barulho de um explosão e de rajadas de tiros na madrugada (por volta das 2h30) desta quarta-feira (20). Era a tentativa de roubo aos caixas eletrônicos da única agência do Banco do Brasil naquele município.

O banco não confirmou o roubo de valores, mas o certo é que a quadrilha conseguiu destruir totalmente a agência, que teve, inclusive, queda do telhado. Estilhaços de vidro também estão por todos os lados, assim como entulho.  Pela manhã, centenas de curiosos se aglomeravam na rua em frente ao banco, enquanto peritos do CPC Renato Chaves, de Marabá, trabalhavam no levantamento pericial.

De acordo com a investigadora de Polícia Civil Michele Corrêa é provável que os ladrões - grupo que teria pelo menos oito elementos -, não tenham logrado êxito na ação por terem utilizado quantidade excessiva de explosivo, demonstrando, ainda, falta de preparo para o uso do mesmo.

Após troca de tiros com a polícia os bandidos fugiram utilizando uma caminhonete L-200.

FONTE: CT ONLINE

NOVO PARAÍSO: POSSÍVEL NOVO MUNICÍPIO PARAENSE

Lideranças do movimento pela criação de novos municípios no Estado estão empolgadas com a receptividade do governo estadual à ideia.  E afirmam ter conseguido o apoio do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Manoel Pioneiro (PSDB), e do chefe da Casa Civil, Zenaldo Coutinho.

Se as expectativas se concretizarem, serão criados mais 46 municípios no Pará, que passará a ter 190 municípios, com boas possibilidades de a população eleger os novos prefeitos e vereadores já nas eleições de 2012.

Vale lembrar que, no Pará, quem decide sobre a criação de novos municípios, é exatamente a Assembleia Legislativa do Estado, daí a confiança dos movimentos emancipacionistas.

Dos possíveis 46 novos municípios que o movimento pretende criar, 21 estão localizadas no sul e sudeste do Estado, são eles: Marabá (Brejo do Meio, Morada Nova, Vila Santa Fé e Vila Capistrano de Abreu); Itupiranga (Vila Cruzeiro do Sul e Cajazeiras); Xinguara (Rio Vermelho e Vila São José do Araguaia); São Geraldo do Araguaia (Novo Paraíso); Santana do Araguaia (Vila Mandi); Dom Elizeu (Bela Vista do Pará); Floresta do Araguaia (Bela Vista); Altamira (Castelo dos Sonhos); Água Azul do Norte (Nova Canadá); São Félix do Xingu (Taboca, Lindoeste, Morada do Sol e Nereu); Novo Repartimento (Vitória da Conquista, Belo Monte e Maracajá).

PRAGAS VIRTUAIS

firewallcpl_i296b_0409
O primeiro vírus que atacou uma máquina IBM Série 360 (e reconhecido como tal), foi chamado Creeper, criado em 1972 por Robert Thomas Morris.  Este programa emitia periodicamente na tela a mensagem: “I’m a creeper… catch me if you can!” (Sou uma trepadeira, agarrem-me se puderem).  Para eliminar este problema foi criado o primeiro programa antivirus denominado Reaper.  No entanto, o termo vírus não seria adotado até 1984, mas estes já existiam bem antes.  O início de tudo deu-se nos laboratórios da Bell Computers.  Quatro programadores (H. Douglas Mellory, Robert Morris, Victor Vysottsky e Ken Thompson) desenvolveram um jogo chamado Core Wars, que consistia em ocupar toda a memória RAM da equipe contrária no menor tempo possível.

Após 1984, os vírus tiveram uma grande expansão, desde os que atacam os setores de boot dos disquetes até os que se anexam num e-mail.

1986 - O começo da grande epidemia.  Nesse ano foram difundidos os vírus Brain, Bouncing Ball e Maconha e que foram as primeiras espécies representativas de difusão em massa.  Estas 3 espécies virais tão só infectavam o setor de boot dos disquetes.  Posteriormente apareceram os vírus que infectavam os arquivos com extensão EXE e COM.

Casino 1991 - Um símbolo da história dos vírus.  Um dos vírus mais referentes da história.  O vírus ativava-se nos dias 15 de janeiro, 15 de abril e 15 de agosto, mostrando a seguinte mensagem na tela:

O vírus apagava a FAT, estrutura básica de qualquer disco DOS que permite encontrar os dados.  No entanto, segundo indicava na mensagem, tinha guardado uma cópia de segurança na memória que o usuário podia recuperar se ganhasse a partida.  E então iniciava um joguinho do tipo “Slot Machine”.  Se conseguíssemos tirar três “L”, podíamos respirar tranqüilos.  O vírus restaurava os dados e despedia-se com a seguinte mensagem:
Bastard!  you’re lucky this time, but for your own sake, switch off your computer now and dont turn it on until tomorrow!

[Bastardo!  Você teve sorte desta vez, mas para seu próprio bem, desligue seu computador e não volte a ligá-lo até amanhã!]

E se não conseguíssemos os três “L”… bem… digamos que essa era a última partida que jogávamos naquele computador.
FONTE: tecnoonlinee.blogspot.com

terça-feira, 19 de abril de 2011

POLÍCIA NA ALEPA

A Divisão de Investigações e Operações Especiais (Dioe), da Polícia Civil, e o Ministério Público Estadual (MPE) cumpriram neste momento 12 mandados de busca e apreensão na sede da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), em Belém.

Três funcionários da Alepa foram detidos pelos oficiais: Semel Charone, ex-chefe do gabinete civil da Assembleia, Jorge Caddah, do Departamento de Informática, e Daura Hage, que estaria recebendo o salário sem trabalhar.  Os três estão sendo ouvidos na sede do MPE.

Miguel Marinho, chefe do gabinete da Casa, Manoel Pioneiro, acompanha os promotores Milton Menezes, Arnaldo Azevedo, Gilberto Valente, Domingos Sávio e Nelson Medrado, que fizeram as buscas nos setores financeiros, recursos humanos e informática durante a força tarefa.

A Polícia Civil também cumpriu buscas na casa do ex-deputado Domingos Juvenil (PMDB), que não foi encontrado.

Após a conclusão dos depoimentos, o presidente da Alepa, Manuel Pioneiro, concederá uma coletiva de imprensa no prédio do MPE.

FONTE: DOL

DEVAGAR... DEVAGARINHO...

BR-230 / TRANSAMAZÔNICA

Enormes atoleiros, filas de caminhões e muita lama ao longo da rodovia.  Nesta época são comuns as cenas de caminhões, ônibus e carros pequenos parados nos atoleiros do trecho da BR-230, a Transamazônica, estrada que liga o Sul ao Oeste do Pará.

O problema é uma herança de mais de 40 anos.  Desde que foi construída na década de 70, a rodovia Federal nunca foi tratada pelos governos como prioridade.  As deficiências na infraestrutura dificultam a trafegabilidade.

Entre Novo Repartimento e Pacajá, trecho com cerca de 140 quilômetros, caminhões estão levando até sete dias para transpor os atoleiros.  Cargas perecíveis como frutas e verduras originadas do Sul e Sudeste do país chegam aos supermercados de Altamira sem condições de serem consumidas.

O gerente de supermercado Fraldi Sousa conta que pelo menos 40% dos produtos que chegam têm que ser jogados fora por não apresentarem condições de consumo.  Os que sobram ficam com valor alterado, o que resulta na reclamação por parte do consumidor que paga mais caro pelo produto.

Outro grupo prejudicado são os passageiros que precisam do transporte de ônibus para chegar à capital ou cidades próximas.  Segundo o gerente da agência da Transbrasiliana em Altamira, Demivaldo Santos, é impossível colocar a nova frota de ônibus na estrada nesta época.  “A empresa trocou a frota.  É prejuízo colocar os carros nesta época.  E quando chegar o verão, que conforto os passageiros vão ter com ônibus desgastados?”.

A rodovia Transamazônica começa no Nordeste, em Cabedelo, Estado da Paraíba, e vai até Lábrea, no Amazonas.  São cerca de cinco mil quilômetros.  Enquanto está no Nordeste, a BR-230 é asfaltada e alguns trechos têm pista dupla, mas quando entra no Pará, a rodovia se transforma em um imenso deserto.  Parte da estrada na região de Altamira, Pacajá, Brasil Novo e Marabá já foi asfaltada, mas nunca os trabalhos terminam, o que acaba causando transtorno para quem precisa dela.

FONTE: DIÁRIO DO PARÁ

segunda-feira, 18 de abril de 2011

REFRIGERANTES

Primeiros 10 minutos: 10 colheres-de-chá de açúcar batem no seu corpo, o que significa: 100% do recomendado diariamente.  Você não vomita imediatamente pelo doce extremo porque o ácido fosfórico corta o gosto.

Passados 20 minutos: o nível de açúcar em seu sangue estoura, forçando um jorro de insulina.  O fígado responde transformando todo o açúcar que recebe em gordura.  (É muito para esse momento em particular.)

Passados 40 minutos: a absorção de cafeína está completa.  Suas pupilas dilatam, a pressão sanguínea sobe, o fígado responde bombeando mais açúcar na corrente.  Os receptores de adenosina no cérebro são bloqueados para evitar tonteiras.

Passados 45 minutos: o corpo aumenta a produção de dopamina, estimulando os centros de prazer do corpo.  (Fisicamente, funciona como a heroína.)

Passados 50 minutos: o ácido fosfórico empurra cálcio, magnésio e zinco para o intestino grosso, aumentando o metabolismo.  As altas doses de açúcar e outros adoçantes aumentam a excreção de cálcio na urina.

Passados 60 minutos: as propriedades diuréticas da cafeína entram em ação.  Você urina.   Agora é garantido que porá para fora cálcio, magnésio e zinco, dos quais seus ossos precisariam.  Conforme a onda abaixa, você sofrerá um choque de açúcar.  Ficará irritadiço.   Você já terá posto para fora tudo que estava no refrigerante, mas não sem antes ter posto para fora, junto, coisas que farão falta ao seu organismo.

Pense nisso antes de beber refrigerantes.  Prefira sucos naturais.  Seu corpo agradece!

sexta-feira, 15 de abril de 2011

ZEZO EM XAMBIOÁ - TO

HÉLIO GUEIROS (1925 - 2011)

J. BOSCO

Faleceu por volta das 13h de hoje (15), em sua residência, com insuficiência renal de acordo com familiares o ex-governador do Pará Hélio Mota Gueiros. Nascido em Fortaleza - CE em 12/12/1925, Hélio Gueiros chegou ao Pará no final da década de 20. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela faculdade de Direito do Ceará, entrou na política em 1958, a convite do general Magalhães Barata.  Foi deputado estadual de 1958 a 1964, federal de 1966 a 1970, senador de 1983 a 1987, governador do Pará de 1987 a 1990, e prefeito de Belém de 1993 a 1996.

São Geraldo do Araguaia - PA, foi elevado à categoria de cidade em 1988, através da Lei nº 5.441, de 10 de maio, sancionada durante o governo de Hélio Mota Gueiros.

VEM AÍ... CONCURSO DO QUADRO GERAL DO TOCANTINS

O governador Siqueira Campos (PSDB), determinou à Secretaria Estadual de Administração e à Casa Civil que adotem as providências necessárias a realização do concurso para provimento de vagas do Quadro Geral do Estado.

A Secad informa que já vem realizando as pesquisas necessárias para a tabulação do quantitativo de vagas a serem abertas, o que deve ser divulgado entre os próximos 30 a 45 dias.

Aliado a este levantamento, se faz necessário obter com precisão o número de candidatos no certame anulado no último mês de fevereiro - lembrando que estes candidatos têm até 17 de abril para solicitar o ressarcimento do valor da inscrição do mesmo - para se ter a exata noção dos gastos necessários para a realização do novo concurso.  Até o presente momento, em torno de 70 mil pessoas não formalizaram o interesse no ressarcimento e estarão automaticamente inscrita no novo certame.

De posse das informações acerca das demandas por vagas e número de candidatos do antigo certame que permanecerão inscritos para o novo concurso, a Secad e Casa Civil adotarão as demais providências.

FONTE: ASSESSORIA

PETROBRÁS

A Petrobrás é a segunda colocada entre as 20 empresas de capital aberto mais lucrativas da América Latina e dos Estados Unidos em 2010, com lucro líquido de US$ 21,1 bilhões, de acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (14), pela consultoria Economatica.


Segundo o estudo, a empresa mais lucrativa no ano de 2010 da amostra é a Exxon Móbil, com lucro de US$ 30,4 bilhões.  Em 2009, a empresa tinha a segunda colocação.  A Petrobras havia ficado em terceiro lugar em 2009.

A Vale que, em 2009, era a 27ª colocada, pulou em 2010 para a sexta colocação, com lucro de US$ 18 bilhões.  Entre as 20 empresas mais lucrativas da amostra, a Petrobrás e a Vale são as únicas latinas.

O setor com mais empresas entre as 20 mais lucrativas é o de eletroeletrônicos, com cinco representantes, seguido pelo setor de petróleo e gás, com quatro empresas.

De acordo com a Economatica, para o cálculo do lucro em dólares, foram considerados os valores publicados pelas empresas latinas nos respectivos órgãos de fiscalização locais (CVM no Brasil).  Os números foram convertidos pelo dólar do dia 31 de dezembro de 2010 (no Brasil, o dólar Ptax Venda).

LEI DE MURPHY

Você está preso em um congestionamento gigantesco e está louco para chegar em casa, mas para seu desânimo, percebe que todas as outras faixas parecem estar andando, menos a sua.  Você muda de faixa, mas assim que passa para outra faixa, os carros param.  Com o carro parado, você nota que todas as faixas (incluindo a que você acabou de abandonar) estão andando - menos a sua.

Bem-vindo ao irritante mundo da Lei de Murphy.  Essa expressão diz que tudo que pode dar errado vai dar errado.  E pode ser isso mesmo.  Não é devido a algum poder misterioso que a lei tenha.  Na verdade, somos nós que damos importância à Lei de Murphy.  Quando tudo dá certo, nem pensamos nisso.  Afinal, esperamos que as coisas funcionem a nosso favor.  Mas quando algo dá errado, procuramos razões.


Pense sobre caminhar.  Quantas vezes você chegou ao seu destino e pensou “Nossa!  Eu caminho muito bem“?  Mas se você tropeça no meio-fio e rala o joelho, aposto que você vai pensar por que isso tinha que acontecer com você.

A Lei de Murphy tira vantagem da nossa tendência de enfatizar o negativo e não perceber o que é positivo.  Ela se baseia nas leis da probabilidade - a possibilidade matemática de que algo vai acontecer.

A lei captura nossa imaginação.  A Lei de Murphy e seus desdobramentos foram reunidos em livros e sites.  Várias bandas têm seu nome e a Lei de Murphy também é um nome popular para pubs irlandeses e tavernas pelo mundo todo.  Também foi o nome de um filme de ação.

Mas a Lei de Murphy é um conceito relativamente novo, que data da metade do século passado.  O mágico Adam Hull Shirk escreveu em um ensaio em 1928, “De Como Evitar as Coisas”, relatando que, em um ato de mágica, nove de dez coisas que podem dar errado geralmente dão errado [fonte:American Dialect Society (em inglês)].  Mesmo antes disso, ela era chamada de Lei de Sod, que diz que qualquer coisa ruim que pode acontecer a um pobre ingênuo vai acontecer.  Na verdade, a Lei de Murphy ainda é chamada de Lei de Sod na Inglaterra [fonte: As Leis de Murphy (em inglês)].

FONTE: pessoas.hsw.uol.com.br

MARINOR ACUSA JADER DE OMITIR POSSE DE TV

A senadora Marinor Brito (PSOL-PA) vai protocolar duas representações contra Jader Barbalho (PMDB - PA) - uma no TSE; outra no Ministério Público Eleitoral.


Ela acusa o rival de omitir a propriedade de uma emissora de TV na declaração de bens que entregou à Justiça Eleitoral ao registrar a candidatura ao Senado em 2010.


A empresa se chama Rádio e TV Tapajós Ltda.  Está sediada em Santarém (PA).  Retransmite a programação da Globo para cidades do interior paraense.


Marinor diz que Jader, “sócio oculto da emissora desde 2001”, só registrou sua participação na sociedade neste ano de 2011.

A senadora anexará às ações cópias de um “contrato de gaveta” firmado há uma década e do registro na Junta Comercial do Pará, deste ano.

Nos dois documentos, Jader figura como dono de 50% das cotas da empresa.  Os outros sócios são Joaquim da Costa Pereira (49%) e Vera Soares Pereira (1%).

Joaquim e Vera são marido e mulher.  Segundo a senadora, Jader viu-se compelido a regularizar a relação comercial depois da morte de um dos sócios.

Com o registro na Junta Comercial, ele se habilitou a tomar parte do inventário.

Marinor disse ao repórter que seus advogados protocolarão as representações nesta sexta (15).  "A omissão à Justiça Eleitoral precisa ser apurada", declarou. 

A senadora chegou a Brasília depois que Jader teve a eleição para o Senado impugnada com base na Lei da Ficha Limpa.

O STF, porém, decidiu que a lei que exige prontuários higienizados não vale para a eleição do ano passado.

Com essa decisão, Jader aguarda apenas que o TSE marque o dia de sua diplomação para assumir a cadeira momentaneamente ocupada por Marinor.

Enquanto espera pelo inevitável, Marinor diz: “Continuo exercendo o meu mandato na sua plenitude...

“...Farei o que estiver ao meu alcance para dificultar a posse de mais um ficha suja”.

FONTE: BLOG DO JOSIAS

quinta-feira, 14 de abril de 2011

ATITUDES E CONSEQUÊNCIAS...

NOSSO CÉREBRO

De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

PROJETO MUDA REGRA DO SALÁRIO-MATERNIDADE

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (13/04), em caráter terminativo - sem a necessidade de votação pelo plenário da Casa -, projeto que transfere à Previdência Social a responsabilidade pelo pagamento do salário-maternidade das micro e pequenas empresas com dez ou menos empregados.

De acordo com o autor da proposta, o ex-senador Antônio Carlos Júnior (DEM-BA), a medida visa a estimular a contratação por essas empresas de mulheres em idade fértil.  Segundo ele, devido ao pequeno capital das micro e pequenas empresas e a demora na compensação do pagamento do benefício, os empresários acabam optando por não contratar mulheres jovens.

A CAS também aprovou, de forma terminativa, mais quatro projetos.  Um deles altera a Lei Orgânica da Seguridade Social para permitir que as multas aplicadas pelo descumprimento da legislação sejam revertidas nas ações de habilitação e reabilitação profissional e social.

Outra medida dispõe sobre as regras de segurança e higiene do trabalho rural.  O projeto determina que os empregadores devem divulgar ordens de serviço sobre segurança e higiene do trabalho rural, levando em conta os riscos genéricos e específicos do estabelecimento e de cada atividade, além de orientar os trabalhadores sobre técnicas de prevenção a acidentes.

Foi aprovado hoje também um projeto que define diretrizes para a promoção da alimentação saudável nas escolas de educação infantil, fundamental e de nível médio das redes pública e privada.  A proposta prevê, entre outros pontos, que as escolas estimulem a produção de hortas como atividade pedagógica e o uso dos alimentos produzidos na própria escola.

Os membros da CAS também aprovaram o projeto de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS).  A medida determina que o senador ou deputado federal que for cassado ou renunciar ao mandato para fugir da cassação poderá perder também o direito a receber aposentadoria pelo Plano de Seguridade Social dos Congressistas.

De acordo com o texto, será negada a aposentadoria ao parlamentar que, estando submetido a processo que vise ou que possa levar à perda do mandato por ato ou omissão envolvendo recursos públicos, apresente renúncia. Ainda será cassada a aposentadoria concedida pelo Instituto de Previdência dos Congressistas ao ex-parlamentar que venha a ser condenado definitivamente por ato ou omissão lesivos aos cofres públicos cometidos durante o mandato.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

quarta-feira, 13 de abril de 2011

MAIS UMA LEGENDA

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou nesta quarta-feira (13), a ata de fundação do PSD, em evento na Câmara dos Deputados.  Só hoje o PSD ganhou a adesão simbólica de 32 deputados, de cinco vice-governadores, de dois senadores e de um governador.  Apesar da pressão dos governadores tucanos - especialmente o de São Paulo, Geraldo Alckmin - integrantes do DEM, PPS e até do PSDB assinaram, simbolicamente, a ficha de filiação ao novo partido.  A lista inclui o vice-governador da Paraíba, o tucano Rômulo Gouveia; a senadora Kátia Abreu (DEM), e o governador do Amazonas, Omar Aziz (PMN).  Ao discursar, Kassab disse torcer pelo sucesso do governo Dilma Rousseff e afirmou que o PSD nasce como um partido independente.  Embora se declare amigo do senador tucano Aécio Neves (MG), Gouveia disse que resistiu aos apelos do mineiro e avisou ao PSDB que trocará de partido.  "Gosto de Aécio e atuei na campanha presidencial de José Serra.  Mas, a partir de agora, serei fiel ao meu novo partido", afirmou ele, atribuindo a saída aos ataques do PSDB ao governo da Paraíba.  Todos os que assinaram a ficha simbólica de filiação manifestam a intenção de entrar no PSD.  Mas ela só poderá ser consumada quando o partido estiver oficialmente formado.  Com o ato, Kassab tenta dar uma demonstração de solidez, já que a constituição do novo partido é cercada de dúvidas.  Em entrevista, após a assinatura da ata de fundação, o prefeito sugeriu ao DEM, seu ex-partido, "que seja feliz".

POR: FOLHA PODER

POUPANÇA X CHEQUE ESPECIAL


Se um correntista tivesse depositado R$ 100,00 (Cem Reais) na poupança em qualquer banco, no dia 1º de julho de 1994 (data de lançamento do real), teria hoje na conta a FANTÁSTICA QUANTIA de R$ 374,00 (Trezentos Setenta e Quatro Reais).

Se esse mesmo correntista tivesse sacado R$ 100,00 (Cem Reais) no Cheque Especial, na mesma data, teria hoje uma pequena dívida de R$ 139.259,00 (Cento e Trinta e Nove Mil e Duzentos Cinqüenta e Nove Reais), no mesmo banco.


Ou seja: com R$ 100,00 do Cheque Especial, ele ficaria devendo cerca de 6 carros Populares, e com o da poupança, conseguiria comprar apenas uns 3 pneus.

GOVERNO LANÇA AGENDA MÍNIMA

O governador Simão Jatene lançou nesta terça-feira (12), em solenidade com a presença de todos os secretários e gestores do Estado, a Agenda Mínima de Governo para ser cumprida até o final do mandato.  Assim como fez na primeira vez que chefiou o Executivo, Jatene enumerou, no documento, as obras e investimentos que se obriga a realizar até 2014.  Entre essas ações, está a conclusão das obras inacabadas, deixadas pelo governo anterior em situação bastante precária; investimentos maciços nas quatro áreas definidas como prioritárias: Segurança, Educação, Saúde e Meio Ambiente, e outros investimentos nos demais setores, contempladas todas as áreas de atuação do governo.

Os investimentos nesses projetos somarão, segundo o governador, R$ 4,5 bilhões.  Isso representa, no cálculo de Jatene, cerca de 10% da arrecadação presumida do Pará nos próximos anos.  “O Governo que não se dispuser a usar pelo menos 10% do que tem nos cofres em investimentos não terá feito absolutamente nada”, afirmou o governador.

Para cumprir a Agenda Mínima, ele conta com a eficiência da gestão do Estado, especialmente com o aprimoramento dos mecanismos de arrecadação e fiscalização.

Somente com a nova forma de gerir a “máquina” inaugurada em 1º de janeiro, nesses breves 100 dias de administração, a arrecadação já deu um salto de cerca de 8%, quase o dobro do crescimento médio dos quatro anos anteriores.  Graças a esse esforço, o governo deu a largada, nos primeiros 100 dias, às ações emergenciais e conseguiu até mesmo avançar, especialmente nas áreas de Educação, Saúde, Segurança e Meio Ambiente, como demonstrou o balanço dos primeiros dias de governo.

“Se multiplicarmos o nosso orçamento anual por quatro, teremos algo em torno de R$ 48 bilhões.  Os R$ 4,5 bi que estão previstos para investimentos representam apenas 10%”, calculou o governador.  “É possível realizar isso. Não será fácil, mas é possível”, reiterou.

Para dar uma ideia de como a gestão faz diferença, Jatene lembrou que, no primeiro trimestre de 2010, no governo passado, só a rubrica Custeio consumiu R$ 419 milhões dos cofres públicos.  “Nos quatro trimestres daquele mesmo ano, 2010, foram gastos em Custeio R$ 802 milhões”, informou.  “Pois no primeiro trimestre de 2011, nossos primeiros passos no governo, baixamos os gastos com Custeio para R$ 382 milhões”, informou.  “É preciso fazer sacrifícios hoje, se quisermos pensar num Estado melhor amanhã”, avisou.

Eficiência - A preocupação com a gestão eficiente foi reiterada com a assinatura de um termo de cooperação técnica com a ONG Movimento Brasil Competitivo, que apresentará um projeto de modernização da gestão pública baseado na eficiência, produtividade e transparência.

Durante seu pronunciamento, o governador voltou a convidar toda a sociedade a participar de um Pacto pelo Pará, a única via possível de desenvolvimento para o Estado.   “Independentemente das diferenças, é preciso que cada um faça a sua parte”, conclamou Jatene, dirigindo-se à mesa, onde figuravam representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como representantes do setor produtivo e dos trabalhadores, entre outros.  “Eu não tenho medo das diferenças.  O que me incomoda são as desigualdades”, reiterou o governador.

Compuseram a mesa, no auditório do Hangar - Centro de Convenções, além do governador, o vice-governador Helenilson Pontes; a presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargadora Raimunda Noronha; o presidente da Assembleia Legislativa, Manoel Pioneiro; o procurador geral do Ministério Público, Antônio Almeida; o conselheiro José Carlos Araújo, do Tribunal de Contas dos Municípios; o presidente do Movimento Brasil Competitivo, Erik Camarano; o presidente da Federação das Indústrias do Pará, José Conrado; o presidente da Federação da Pecuária e Agricultura, Carlos Xavier; o prefeito de Alenquer, João Piloto; o vereador de Belém, Nehemias Valentim, e o coordenador do Conselho Comunitário do Jurunas, João Cruz.

FONTE SECOM

terça-feira, 12 de abril de 2011

RESSACA


Resposta simples e objetiva: o álcool. Quando você bebe, o seu organismo gasta uma grande quantidade de energia para filtrar o álcool do seu sangue. Portanto, energia = glicose. Ou seja, pra começar, seu corpo fica debilitado porque gastou muita glicose.
Além disso, o álcool inflama o seu intestino, o que pode causar dores de barriga e diarréia, além de inflamar também o seu estômago, o que causa o enjôo tão característico.
Sabia que a bebida alcoólica inibe a produção de vasopressina? Para quem não sabe, vasopressina é o nosso HAD (hormônio antidiurético). Imagine assim: quando o teu corpo está com pouca água, este hormônio é secretado para que seus rins retenham líquido. Portanto, com altas doses de álcool no sangue, a vasopressina não será liberada, fazendo com que você perca muita água através da urina (já que seus rins não poderão retê-la). Por isso que quando estamos bebendo, vamos ao banheiro várias vezes.
Quando teu corpo está descansado, o seu organismo faz um trabalho danado para filtrar todo o álcool do teu sangue. Como você está desidratado, as suas células ficam, literalmente, com sede. Portanto, a dor de cabeça proveniente da ressaca é justamente isso: seus neurônios pedem água!

GOVERNO NOMEIA CONCURSADOS

O Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (11), publicou a nomeação de mais 1.115 concursados, sendo 1.011 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), 70 do Centro de Perícias Científicas “Renato Chaves”, 28 da Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes) e seis da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe).
“Encontramos o Estado com 3.801 concursados a serem nomeaos, no total de 34 concursos oferecidos.  Nestes quatro meses de governo, já nomeamos 1.450 e não pretendemos parar por aí”, afirma Alice Viana, secretária de Estado de Administração.
Ficam faltando agora apenas 73 pessoas serem chamadas, dos 1.523 profissionais que o governador Simão Jatene prometeu efetivar até o final deste mês.  A secretária garante, no entanto, que antes do dia 30 estes concursados, que preencherão vagas na Defensoria Pública, Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa) e Sedes, serão nomeados.  Segundo Alice Viana, a previsão é que isso ocorra ainda no decorrer desta semana.  “As nomeações já estão prontas para serem publicadas no Diário Oficial”, informa.
A secretária explica que a convocação dos servidores nomeados nesta segunda-feira ocorrerá dentro de 20 dias, pois nesse período os concursados deverão entregar os documentos exigidos.
Depois dessas nomeações - que correspondem a 44% das 3.081 vagas ofertadas nos concursos, o governo ainda chamará os 2,3 mil aprovados até 2012.  Ainda este ano serão chamados os servidores de 10 concursos que vão expirar em 2011, entre os quais o da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Fundação Cultural do Pará “Tancredo Neves”, Polícia Civil e Santa Casa.
Treinamento - Todos os concursados convocados pelo atual governo passarão por um treinamento de ingresso no serviço público estadual, realizado pela Escola de Governo.  Para os servidores da capital o treinamento ocorrerá no dia 26 de abril, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.  Os servidores que trabalham no interior serão capacitados por meio de videoconferência.
Para nomear os concursados, o governo terá de distratar alguns temporários.  “Haverá substituição de pagamentos, já que a premissa de entrada de concursados é a de convocação em substituição aos temporários”, explica Alice Viana.
Situação dos concursados no Pará no Governo Jatene - Em 1º de janeiro de 2011, data da posse do novo governo, havia 3.081 concursados a serem chamados.
Jatene autorizou a contratação de 1.523 concursados.
Foram publicadas 1.450 nomeações.
Faltam 73 serem chamados para completar os 1.523.
Entre os 73, estão:
Funtelpa - 53 nomeações;
Sedes - 7 nomeações;
Defensoria Pública - 13 nomeações.
Ficam à espera de nomeação: 2.120 concursados, que serão chamados até 2012.
Os aprovados nos 10 concursos que irão expirar ainda este ano serão chamados até o final de 2011, entre eles:
Secult e Polícia Civil - expiram em maio;
Fundação Tancredo Neves - expira em abril;
Santa Casa - expira em outubro;
Ceasa - expira em dezembro.

FOTE: AGÊNCIA DO PARÁ (Bruna Campos – Secom)

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!