O deputado federal pelo Pará, Giovanni Corrêa Queiroz (PDT), esteve nesta quinta-feira, 6, no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde foi recebido pelo Diretor Geral, Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que garantiu ao parlamentar que até o mês de março será publicado o edital de autorização para concorrência pública da construção da ponte que liga Xambioá-TO a São Geraldo do Araguaia-PA. Fraxe também garantiu a liberação do edital para a derrocagem do Pedral do Lourenço.
Segundo o diretor do DNIT o atraso das obras deve-se a readequações nos projetos que permitirão uma economia aos cofres da União. “Várias condicionantes técnicas foram incluídas nos projetos, e estávamos aguardando pareceres importantes dos órgãos ambientais e da Marinha do Brasil em relação ao derrocamento do Pedral do Lourenço”, justificou. Fraxe admitiu que, de todos os Estados “o Pará é o mais atrasado em relação a todas as obras do DNIT”, atribuindo a raiz do problema a ineficiência da Superintendência do órgão no próprio Estado do Pará. “Já foram substituídos mais de três superintendentes e esperamos que agora a coisa tome outro ritmo”, estimou o diretor geral.
A concepção da ponte sobre o Rio Araguaia que fará a ligação rodoviária entre Xambioá e São Gerado do Araguaia já teve seu projeto executivo entregue no Ministério dos Transportes. Se não houver novo atraso no processo, a obra terá início ainda este ano. O custo está orçado em torno de R$ 150 milhões e a ponte terá uma extensão de aproximadamente 1 km.
Durante a audiência, Fraxe chamou à sala o coordenador geral de Cadastro e Licitações, major Arthur Luis Pinho de Lima que explicou que o editais estão sendo publicados obedecendo o Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para acelerar o processo. Todas as obras citadas na reportagem terão os editais segundo o que preceitua o RDC e estarão sob a supervisão direta do DNIT de Brasília, ao contrária do que ocorria anteriormente que estava sob gerenciamento da Superintendência do Pará. Os recursos para as obras estão garantidos no Orçamento Geral da União na rubrica do PAC 2, salve haja contingenciamento de recursos pelo Governo Federal. (Fonte: Blog do Zé Dudu)
Fazenda itaipavas piçarra pará será ocupada em breve por integrantes do mst …. Chega de vermos grandes propiedades nas mãos de latifundiarios , que não obedecem as leis
ResponderExcluir