About

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

SÃO GERALDO: ELTON SURUÍ É PRESO POR TENTATIVA DE HOMICÍDIO

Um indígena da etnia Suruí, cacique de uma aldeia na reserva Sororó, cerca de 70 km de São Geraldo do Araguaia, foi preso na manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal no município de Marabá, sudeste paraense, sob as acusações de cárcere privado, roubo, extorsão, danificação do patrimônio público e tentativa de homicídio. 

Segundo o delegado da Polícia Federal de Marabá, Antônio Carlos Cunha de Sá, o cacique, identificado como Elton Suruí, respondia a sete inquéritos e colaborava para desordem e desrespeito à legislação na região. “Cada conduta ofensiva do cacique contribuiu para o mandando de prisão. O ideal é que ele permaneça segregado pelos crimes que cometeu até que mude sua postura”, afirmou.

O indígena Elton Suruí executava as infrações sempre sob o discurso de buscar melhorias para a aldeia. O delegado afirmou que o cacique chegou a prender servidores públicos e roubar viaturas da Fundação Nacional do Índio (Funai) com o propósito de obter suas reivindicações atendidas pela organização.

Além destes crimes, o cacique Elton costumava extorquir com ameaças os condutores de transportes alternativos do município para, junto com seus companheiros de tribo, não pagarem as passagens cobradas. 

Para o delegado Antônio de Sá, a gota d’água que garantiu o mandado de prisão do indígena foi o bloqueio da Rodovia BR no mês passado, nas proximidades de São Geraldo do Araguaia feito pelo cacique e seus companheiros. Na ocasião, o Elton portava uma espingarda calibre 20 e atirou no pneu do caminhão de um motorista que reclamava da barreira. Para a Polícia Federal, o disparo pode ser entendido como uma tentativa de homicídio.

A Polícia considera a prisão necessária e não teme qualquer tipo de manifestação da aldeia Suruí. “A prisão aconteceu nos limites da lei e é uma forma de garantir a integridade de outras pessoas. Também é importante ressaltar que PF respeita as comunidades indígenas e seus líderes, inclusive atuou várias vezes pela proteção destes, mas não pode ignorar tais infrações cometidas pelo cacique”, alegou o delegado Antônio de Sá. (Fonte: ORMNews)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!