About

terça-feira, 3 de novembro de 2015

SÃO GERALDO: SERRA DAS ANDORINHAS ESTÁ PROTEGIDA

“A cobertura do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam) está protegida”. A afirmação foi feita pelo gerente da unidade de conservação, Ernildo Serafim, ouvido pelo CORREIO após sobrevoo realizado na última sexta-feira (30) sobre a área protegida.

De acordo com a equipe técnica do Pesam, durante o sobrevoo foi possível constatar a recuperação natural da vegetação em locais atingidos por incêndios florestais em anos anteriores. Foi identificado também que algumas fazendas que limitam o Parque mantem aceiro (área aberta de proteção contra incêndios florestais) preservado, além de perceber regeneração da vegetação nas trilhas por onde passavam os agricultores ocupantes da área protegida antes da regularização fundiária e ambiental da unidade.

Ernildo Serafim explicou que os focos de incêndios combatidos no Parque este ano não comprometeram a parte mais densa da mata. “Por meio do sobrevoo, constatamos que os focos de incêndios no Pesam este ano ocorreram apenas no cerrado. A mata [felizmente] está protegida”, certificou.

Entretanto, alguns reservatórios naturais de água existentes no Parque estão áridos. “Isso afeta diretamente a dinâmica hidrológica da região. Podemos ter perda na qualidade da água, erosão e prejuízo de nutrientes do solo, e ainda aumento de pragas nas lavouras das propriedades que circundam o Parque”, assegurou o agrônomo Emmanuel Carrolo, técnico do Pesam.

Ainda de acordo com o gerente, o sobrevoo também permitiu perceber que a Área de Preservação Permanente (APPs) de algumas propriedades localizadas na Área de Proteção Ambiental (APA), no Araguaia, não está preservada. “Vamos elaborar projeto de intervenção para auxiliar na recuperação da mata ciliar dos cursos d’água e nascentes da APA Araguaia”, adiantou Ernildo.

Ainda segundo ele, o projeto será executado em parceria com os fazendeiros da área protegida e a Diretoria de Desenvolvimento Florestal – DDF, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará – Ideflorbio, por meio da instalação de viveiro de produção de mudas, entre outras ações.

O Parque Estadual Serra das Andorinhas conta com apoio financeiro do Programa Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), o qual é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e executado pelo Fundo Brasileiro para Biodiversidade – Funbio.

Relatório fotográfico do sobrevoo será apresentado durante reunião integrada dos Conselhos Gestores do Pesam e da APA Araguaia, prevista para acontecer quinta ou sexta-feira, ainda nesta semana. O sobrevoo foi realizado em um monomotor Cesna 210, com capacidade para transportar um piloto e cinco passageiros. (Fonte: CT OnLine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!