About

segunda-feira, 28 de março de 2011

É OFICIALIZADA A POSSE DE SERRA PELADA À COOMIGASP

Em assembleia geral realizada na manhã de ontem (27), em Curionópolis, os garimpeiros remanescentes de Serra Pelada literalmente assinaram um cheque em branco à Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp), ao aprovarem, sem questionamento, as contas da entidade referente ao exercício de 2010, o que aconteceu por aclamação popular.


O evento teve a presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, quando se pronunciou em poucos minutos para um público estimado em 20 mil pessoas pela Polícia Militar. À tarde, o ministro se deslocou de helicóptero até Serra Pelada, onde em novo evento entregou o documento de posse à COMIGASP, que agora é definitivamente a responsável pela exploração de Serra Pelada. A expectativa é de que em dezembro saia a primeira barra de ouro da mina.

Constam no quadro atual da Coomigasp 36.633 garimpeiros, sendo que 8.937 foram cortados do quadro social recentemente, após uma vistoria completa nas fichas cadastrais. Em tese, apenas os garimpeiros em dia com suas obrigações estatutárias terão direito a uma possível partilha dos lucros da exploração mineral mecanizada de Serra Pelada. O presidente da Coomigasp, Gessé Simão, não toca no assunto partilha, que segundo ele ainda não está totalmente definida.

Adiantou, porém, que está sendo analisada a possibilidade de, no futuro, o garimpeiro ter acesso a uma parte dos lucros através de ações.

A MINA
O túnel de acesso à mina tem profundidade aproximada de 250 metros, mas é necessário pelo menos o dobro, para que sejam abertas as galerias por onde as máquinas vão trabalhar na retirada de material a ser “britado” e separado o ouro.

A exploração deve ser feita pela mineradora canadense Colossus Minerals, que celebrou contrato de extração com a Coomigasp em que 75% cabem à empresa e 25% à cooperativa. Durante a assembleia, porém, nada foi dito sobre como deve se dar o rateio do ouro que compete aos garimpeiros. A parceira é bastante questionada por diversas entidades ligadas aos garimpeiros remanescentes de Serra Pelada.

Para o maranhense José Cupertino Pinheiro, de 61 anos, “tudo não passa de política, pois não resolvem nada por nós. Elegemos deputados, governadores, senadores e agora até ministro, mas, pelo que vemos, a questão está longe de ser resolvida, estão nos matando no cansaço”.

Um destes políticos que os garimpeiros ajudaram a eleger é Edison Lobão, que, apesar dos mais de trinta anos envolvido com a luta dos garimpeiros, ainda não conseguiu resolver a questão.

Com a cessão do documento de posse, talvez tenha dado um passo importante para a causa, embora haja diversas entidades paralelas de garimpeiros que questionam na justiça a legitimidade da parceria entre Coomigasp e Colossus.

FONTE: DIÁRIO DO PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!