About

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

DETRAN ADOTA NOVOS PROCEDIMENTOS PARA 1ª HABILITAÇÃO E RENOVAÇÃO

A partir desta quinta-feira (4), o Departamento de Trânsito do Pará (Detran), adotará novos procedimentos nas solicitações referentes aos serviços de habilitação em atendimento à resolução 425 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e à portaria 3280 do Detran, que tratam do credenciamento de clínicas médicas e psicológicas, e à coleta biométrica (registro das impressões digitais, assinatura digital e foto).

A partir desta data, todos os candidatos à primeira CNH, renovação, adição e mudança de categoria deverão primeiro realizar um cadastro prévio pelo site www.detran.pa.gov.br que o habilitará para o agendamento de coleta biométrica e validação da documentação. Nesta etapa a ficha de inscrição será impressa junto com o boleto do serviço. Na ficha, o candidato receberá orientações de verificação de possíveis erros no cadastro e da necessidade de realizar a correção antes de agendar os exames.

Finalizada a etapa do cadastro, impressão e pagamento do boleto, é hora de ligar para o 154 e agendar a coleta biométrica e a validação documental. Assim, no dia e hora marcados, o candidato à primeira habilitação deverá comparecer ao Detran Sede com a cópia e original dos documentos solicitados na inscrição para realizar a validação da documentação e, caso esteja tudo correto, ele será encaminhado para a coleta biométrica. Já para quem vai renovar, a coleta biométrica será realizada no Posto Avançado da Antônio Barreto.

Finalizada a etapa referente a biometria e validação dos documentos, o candidato deverá ligar novamente para o 154 e agendar seu exame médico e posteriormente o psicotécnico.

Com a implantação deste novo sistema o Detran pretende dar maior segurança e confiabilidade ao processo.

Os serviços de segunda via de CNH, emissão da Permissão Internacional para Dirigir (PID), alteração de dados e emissão da habilitação definitiva não sofreram mudanças pois não há necessidade da realização de exames.

* Passo a passo para realizar Primeira Habilitação e Renovação de CNH:

1. Fazer pré-cadastro no site www.detran.pa.gov.br, imprimir ficha cadastral e a guia com a taxa do serviço, efetivar o pagamento em qualquer agência bancária, após agendar procedimento de coleta biométrica e validação da documentação em umas das unidades abaixo:

→ Posto avançado da Antônio Barreto, nº 165, para quem vai renovar a habilitação;

→ Detran Sede, na Augusto Montenegro (ao lado Estádio Olímpico, o Mangueirão), para candidatos à primeira habilitação.

2. Documentos necessários para o procedimento nas unidades de atendimento:

→ Original e cópia do RG e CPF. O RG deve ser com foto atual. Não será aceito documento com fotos do candidato em idade infantil ou documento danificado sem condições de identificação.

→ Original e cópia do comprovante de endereço emitido no máximo há três meses, contendo nome e endereço completo (inclusive CEP, cidade e bairro).

→ Após a validação dos documentos e captura biométrica, ligar 154 e agendar exames.

(Fonte: Detran/PA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!