FOTO / RODRIGO MAMÉDIO |
Jurandir Teixeira Miranda é um vencedor. Prestes a completar 76 anos, em 2 de maio, ele comemora a primeira graduação. Apresentou a monografia e vai se formar em pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), no campus de Miracema do TO. Nos quatro anos de estudo, ele não apenas passou pela faculdade, mas viveu os dilemas e as ansiedades de um estudante, aproveitou o aprendizado e diz que até "rejuvenesceu". Uma vitória para o homem que superou o vício do álcool e voltou a estudar após mais de 40 anos sem assistir a uma aula.
Antes de entrar na faculdade, Jurandir trabalhou como assistente na biblioteca da UFT. O vai e vem de estudantes e a admiração pelas letras o motivaram a voltar às salas de aula. Mas como entrar na faculdade, sem ter concluído o Ensino Médio? Ele conta que terminou o antigo "ginásio", em 1958, há 56 anos. Para viver o sonho da faculdade, fez o ensino médio, em 2002 e em 2007 conseguiu aprovação no curso de Pedagogia. Jurandir ficou entre os 10 primeiros colocados.
Durante a faculdade, ele batalhou por um curso melhor. "Eu fui presidente do Centro Acadêmico do curso e exigi a criação da Casa do Estudante. No mesmo ano, em 2008, a casa foi providenciada". O aprendizado na faculdade, segundo ele, foi além das disciplinas estabelecidas na grade curricular. "Eu era um dos cinco homens da turma, entre 35 mulheres. Nos quatro anos eu aprendi a valorizar a mulher. Eu presenciei a luta delas na faculdade tendo que ao mesmo tempo cuidar do marido e dos filhos. E tem alguns maridos que ainda falam que mulher vai para faculdade para paquerar", conta ele indignado.
FOTO / RODRIGO MAMÉDIO |
Por enquanto, Jurandir está trabalhando na biblioteca municipal e vai começar a dar palestras nos Alcoólicos Anônimos de Miracema. Mas o novo pedagogo quer mais. A intenção dele é se aventurar pelo mestrado e "se Deus der saúde", navegar pelo doutorado. "A idade não atrapalha em nada, só rejuvenesce e engrandece". (Fonte: G1/TO)
Nenhum comentário:
Postar um comentário