MARABÁ - PA |
“Todos os anos, o inverno amazônico pode vir com mais severidade ou não. Este ano está rigoroso, mas não deve causar grandes impactos. Porém, já é suficiente para trazer prejuízos. Quando um município decreta situação de emergência é porque já esgotou a capacidade de atender a população atingida com os recursos próprios”, explicou o tenente coronel José Almeida, coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado.
MARABÁ - PA |
Os desalojados são aqueles que saem das suas casas e vão para a casa de parentes ou amigos. Já os desabrigados ficam em um abrigo construído pela prefeitura local, sob a custódia do município. Segundo o tenente coronel José Almeida, o nível do rio Xingu continua subindo. Já o Araguaia-Tocantins está oscilando e apresentou queda nos últimos dos dias.
O diretor local do Inmet, José Raimundo, diz que, em Marabá, o nível do Araguaia deve baixar em dez dias, no máximo, pois o volume de chuva nessas áreas vão diminuir.
Já a cheia do rio Xingu deve começar a reduzir no mês de abril. “As chuvas do extremo sul do estado abastecem o rio Xingu. Então, as cheias devem durar até final do mês de março. Já no início de abril, vai começar a diminuir”, esclareceu José Raimundo. Santarém também deve enfrentar período de cheias, devido a elevação do nível do rio Amazonas.
XINGUARA: A prefeitura de Xinguara pode decretar nos próximos dias estado de emergência no município. Os estragos causados pelo alto volume das chuvas causaram diversos problemas como: queda de pontes, bueiros estourados, estradas vicinais e ruas intrafegáveis.
O Prefeito, Osvaldinho Assunção (PMDB), esteve reunido na última terça-feira (11), com o governador, Simão Jatene (PSDB), para discutir a situação crítica de Xinguara e região por conta das chuvas.
O prefeito relatou os estragos causados pelo alto volume de chuvas no município, entre os problemas: “Procurei o governador porque o município não dispõe de recursos para reparar os grandes estragos causados pelas fortes chuvas deste mês. Estamos com toda a equipe da Prefeitura de plantão, mas os estragos são muitos e às vezes não há equipe suficiente”, disse. “Por isso, precisamos de apoio do governo estadual e, também, a solidariedade da população para compreender o momento crítico”, declarou o prefeito. (Fonte: DOL)
Nenhum comentário:
Postar um comentário