About

quinta-feira, 13 de março de 2014

PARÁ: CHUVAS E ENCHENTES CASTIGAM CIDADES

MARABÁ - PA
 Três municípios do estado do Pará já decretaram situação de emergência devido às cheias dos Rios Tocantins, Araguaia e Xingu: Marabá (sudeste), além de Altamira e Medicilândia (sudoeste). As demais cidades atingidas pelas enchentes no sudeste são Parauapebas, Tucuruí e São Félix do Xingu e, no sudoeste, Jacareacanga e Itaituba. Equipes técnicas da Defesa Civil do Estado estão nas regiões efetuando o levantamento dos danos causados pelas enchentes, através de uma ação conjunta entre a União, o estado e os municípios.

“Todos os anos, o inverno amazônico pode vir com mais severidade ou não. Este ano está rigoroso, mas não deve causar grandes impactos. Porém, já é suficiente para trazer prejuízos. Quando um município decreta situação de emergência é porque já esgotou a capacidade de atender a população atingida com os recursos próprios”, explicou o tenente coronel José Almeida, coordenador adjunto da Defesa Civil do Estado.

MARABÁ - PA
Além das cidades que já estão em situação de emergência, as equipes da Defesa Civil também estão atuando nas outras cidades atingidas. “O monitoramento continua por tempo indeterminado. A Defesa civil também está nos outros municípios afetados. Os técnicos fazem o levantamento de danos materiais, ambientais, humanos e sociais. Após isso, é feito um relatório para que a União e o estado disponibilize os recursos para atender as solicitações de cada município. Neste momento, prefeituras locais estão dando assistência aos desabrigados. Eles recebem água potável, a alimentação, além da questão da saúde.
Os desalojados são aqueles que saem das suas casas e vão para a casa de parentes ou amigos. Já os desabrigados ficam em um abrigo construído pela prefeitura local, sob a custódia do município. Segundo o tenente coronel José Almeida, o nível do rio Xingu continua subindo. Já o Araguaia-Tocantins está oscilando e apresentou queda nos últimos dos dias.

O diretor local do Inmet, José Raimundo, diz que, em Marabá, o nível do Araguaia deve baixar em dez dias, no máximo, pois o volume de chuva nessas áreas vão diminuir.

Já a cheia do rio Xingu deve começar a reduzir no mês de abril. “As chuvas do extremo sul do estado abastecem o rio Xingu. Então, as cheias devem durar até final do mês de março. Já no início de abril, vai começar a diminuir”, esclareceu José Raimundo. Santarém também deve enfrentar período de cheias, devido a elevação do nível do rio Amazonas.

XINGUARA: A prefeitura de Xinguara pode decretar nos próximos dias estado de emergência no município. Os estragos causados pelo alto volume das chuvas causaram diversos problemas como: queda de pontes, bueiros estourados, estradas vicinais e ruas intrafegáveis.

O Prefeito, Osvaldinho Assunção (PMDB), esteve reunido na última terça-feira (11), com o governador, Simão Jatene (PSDB), para discutir a situação crítica de Xinguara e região por conta das chuvas.

O prefeito relatou os estragos causados pelo alto volume de chuvas no município, entre os problemas: “Procurei o governador porque o município não dispõe de recursos para reparar os grandes estragos causados pelas fortes chuvas deste mês. Estamos com toda a equipe da Prefeitura de plantão, mas os estragos são muitos e às vezes não há equipe suficiente”, disse. “Por isso, precisamos de apoio do governo estadual e, também, a solidariedade da população para compreender o momento crítico”, declarou o prefeito. (Fonte: DOL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANUNCIE AQUI!

ANUNCIE AQUI!

SÃO GERALDO DO ARAGUAIA: PARAÍSO NATURAL NO SUDESTE PARAENSE!!!